Tudo o que precisa saber sobre a carreira de consultor de investimento
A profissão de consultor de investimento vem crescendo cada vez mais dentro do mercado financeiro.
A explicação para isso é que os clientes buscam, cada vez mais, pessoas que sejam aptas e qualificadas para movimentarem e potencializarem o ganho de suas carteiras.
Pensando nisso, confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre essa carreira!
O que é um consultor de investimento?
Um consultor de investimentos é aquele profissional que informa técnicas de estratégia para atender as metas financeiras no curto, médio e/ou longo prazo de cada cliente.
Ou seja, o consultor de investimento funciona como uma espécie de meio para que os objetivos do cliente sejam atendidos.
Na maior parte das vezes, esses profissionais já carregam consigo uma bagagem de experiências dentro do mercado financeiro, uma vez que muitos começam a carreira em bancos e empresas de investimentos.
Para que o trabalho desse profissional seja feito da melhor maneira, ele precisa avaliar as vontades, metas, preferências e perfil de risco do contratante.
O que faz um consultor de investimentos?
Um consultor tem a capacidade de atender de maneira individual e autônoma aqueles clientes que estejam interessados em seu serviço.
Dessa forma o profissional pode atuar de modo parecido com o analista, uma vez que está apto a recomendar valor imobiliário e ativos de investimento. Além disso, tem sua atividade regulamentada pela Instrução CVM 592.
O consultor é o prestador de serviços que age por meio da orientação. Ou seja, guia e recomenda produtos que são benéficos à carteira individual, de acordo com o perfil investidor do cliente.
Quais as certificações obrigatórias para ser um consultor de investimento?
As certificações obrigatórias dependem única e exclusivamente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Isso porque essa profissão é subordinada à jurisdição desta entidade autárquica.
Dessa forma, é necessário ser registrado junto a Comissão e ainda ter a certificação em, ao menos, uma das que são obrigatórias. São elas:
- CEA;
- CFA;
- CFP;
- CGA;
- CNPI
CVM
Essa comissão é uma entidade do mercado financeiro que é autárquica e de regime especial. Além disso, é vinculada ao Ministério da Economia e tem como princípio básico proteger e defender os investidores e o mercado de valores.
Também tem como missão manter o Mercado de Valores Mobiliários regular e se desenvolver de forma plena. Assim, age sobre os interesses daqueles que estão em negociação de investimentos.
Qual a diferença entre um consultor de investimento e um agente autônomo?
A prática realizada por ambos profissionais é bem similar, podendo até ser a mesma, dependendo da situação. Dessa forma, o que muda é a forma como a remuneração acontece em cada modelo econômico.
Isto é, os consultores recebem o que lhe é devido pelo trabalho feito de forma direta, ou seja, o cliente que paga. Por outro lado, o agente recebe sua remuneração através do rebate das taxas de recurso e instituições financeiras.
Agente autônomo
O agente autônomo de investimentos ou AAI é o indivíduo responsável pela busca e consolidação de novos clientes. Isso quer dizer que ele oferece os ativos que melhor se adequam a cada tipo de pessoa.
Nesta situação, o profissional trabalha sem vínculo a empresas do ramo financeiro. No entanto, conta com contratos de distribuição, o que lhes garante acesso a produtos variados e plataformas exclusivas.
Ainda assim, está em suas funções a capacidade de orientar o melhor caminho para a valorização do patrimônio do cliente, de modo que ainda seja seguro a realização de novas aplicações e injeções de dinheiro no mercado.
Quanto ganha um consultor de investimento?
O salário base de um consultor de investimento no mercado de trabalho é de R$3.309,00.
Ou seja, se você está começando agora nessa carreira, essa é a média de salário que receberá.
Por outro lado, o valor médio para um consultor de investimento com experiência está por volta de R$5.063,00.
Quando o profissional atinge um certo nível de experiência, significa que está apto a atuar em todo território nacional e agir de uma forma mais planejada com a carteira dos clientes.
No entanto, dependendo da qualidade do serviço prestado e da empresa com que se trabalha, o salário pode ser ainda maior.
Outro ponto importante é que os valores recebidos por um consultor de investimento não são fixos.
Isso porque a base é constituída pelo salário, mas pode existir a adesão de uma taxa de performance, que é previamente combinada entre cliente e consultor.
Qual formação é necessária para ser um consultor de investimento?
Para trabalhar com o mercado financeiro não é necessário nenhum tipo de formação específica. Ou seja, uma pessoa pode se formar em áreas correlatas e atuar no mundo das finanças.
Mesmo assim, existem as graduações mais comuns de se encontrar entre os consultores de investimento. É o caso dos cursos de administração, economia e ciências contábeis.
Ainda que não haja um curso específico, para exercer essa profissão é necessário ter ensino superior completo. Além disso, conforme vimos acima, é necessário ter uma certificação financeira que esteja de acordo com os critérios estabelecidos pela CVM.
Para ser um consultor de investimento, não pode haver nenhum registro criminal no histórico do profissional.
Passo a passo para se tornar um consultor de investimento
Caso tenha se interessado por esse ramo do mercado financeiro, é hora de conhecer como ingressar na carreira de consultor de investimento.
Conforme visto nos parágrafos anteriores, o primeiro passo para se tornar um consultor de investimento é ter um diploma de ensino superior, mesmo que não seja de uma graduação voltada para a economia.
Em segundo lugar, é preciso ter ao menos um dos certificados do mercado financeiro que é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários. Também pode ser muito válido o conhecimento prévio sobre esse tipo de movimentação econômica.
O ideal para se tornar um consultor de investimento, é unir a teoria com a prática, ou seja, estudar os conteúdos disponíveis em livros e aplicá-los no dia a dia.
Para ver vagas disponíveis de consultor de investimento, confira o nosso portal.
Se você quer saber mais sobre o mundo do mercado financeiro, clique aqui e veja o nosso blog!
Nenhum comentário - Seja o primeiro!