Entrevista para o mercado financeiro: perguntas mais comuns e como respondê-las corretamente!
Você sabia que, para aumentar as chances de sucesso, é importante se preparar para a entrevista de emprego no mercado financeiro?
Isso porque esse mercado é bastante amplo e inclui dezenas de profissões. Desde o broker, trader, analista financeiro, até consultor de investimentos, gestor de fundos e bancário.
São muitas as possibilidades de crescer financeira e profissionalmente neste mercado, fator este que acaba atraindo muitos olhares.
Quando surge uma vaga, os currículos se amontoam sobre o setor de Recursos Humanos. E, é na etapa da entrevista de emprego, que o trigo será separado do joio.
Por isso, se quer saber como se destacar na sua entrevista de emprego no mercado financeiro, venha conosco que separamos algumas dicas e perguntas que te ajudarão neste importante momento!
Entenda a importância de se preparar para a entrevista de emprego
A entrevista de emprego costuma ser uma das fases finais de contratação em uma empresa. Por isso, quando o candidato chega lá, a disputa se torna mais acirrada e os contratantes mais exigentes.
Esse diálogo feito com o candidato é estabelecido através da realização de uma série de perguntas.
O objetivo principal é conhecer melhor o indivíduo, identificando se ele possui as habilidades mínimas exigidas para aquele cargo.
Além disso, as perguntas feitas na entrevista de emprego, permitem que se estabeleça uma relação profissional mais próxima entre a empresa e o empregado.
Mas, e uma entrevista no mercado financeiro?
Bom, a lógica aplicada é a mesma.
Com a diferença de que estamos falando de uma área específica e, como você verá, terá que se preparar em alguns assuntos próprios da área.
Dessa forma, nossa primeira dica é: se prepare para a entrevista de emprego. É bastante comum que as pessoas diminuam a importância desse momento.
Alguns acreditam que, por ter chegado até essa etapa, a vaga já está garantida. Para outros, acham mais interessante responder às perguntas de forma espontânea, sem preparação prévia.
As duas alternativas estão equivocadas.
A preparação é a chave para abrir portas e crescer profissionalmente no mercado financeiro.
Mesmo que você apresente um bom currículo ou boas experiências anteriores, nunca se sabe quem exatamente é o candidato que concorre com você.
Atualmente, por exemplo, as empresas valorizam muito a comunicação e o networking.
Nesse sentido, mesmo que você seja bom, em termos de currículo e experiência, se demonstrar uma comunicação ruim ou que não se preparou, poderá ficar de fora.
Quero uma vaga no mercado financeiro: como ir bem na entrevista?
1 – Seja sincero nas respostas, evite frases prontas
Você vai achar na Internet, milhares de respostas prontas sobre como responder as perguntas feitas na entrevista de emprego.
A maioria dessas respostas, além de serem consideradas frases prontas, não surpreendem e não chamam a atenção do entrevistador.
O ideal é que o candidato combine a honestidade com um pouco de criatividade, sempre guiando a conversa para assuntos que domina.
Candidatos de qualidade são aqueles que, de forma bem sutil, direcionam a conversa e guiam as perguntas do entrevistador para pontos que irão beneficiá-los.
A sinceridade é um elemento para criar um vínculo com o outro e estabelecer uma relação de confiança com a empresa.
Dessa forma, se o entrevistador pergunta, por exemplo, sobre seus assuntos de maior dificuldade no mercado financeiro, seja sincero. Porém, não se esqueça de pontuar: “tenho dificuldade na área, mas estou investindo na minha capacitação para aperfeiçoar este ponto.”
2 – Estude e avalie a empresa
Esse é um diferencial interessante e para o qual os candidatos dificilmente se atentam.
Nada demonstra mais para um entrevistador que você realmente está interessado em fazer parte daquela empresa, do que estudar a história e experiências anteriores dela.
Busque se informar, seja na internet, nas redes sociais, com antigos funcionários, entre outros.
Entenda quando ela surgiu, os objetivos iniciais, momentos de glória e, principalmente, os momentos de crise.
Quer fazer o olho do entrevistador brilhar?
Mencione a ele como você lidaria com uma situação de crise, como providenciaria o gerenciamento das finanças, quais cortes fazer e quais não fazer.
Esse é o tipo de informação que cria a seguinte imagem de um candidato: ele sabe como agir e terá um plano para os momentos de crise.
Vale a pena mencionar, ainda, que estudar uma empresa permite que você passe a entender o mercado financeiro a partir do ponto de vista dela.
3 – E se te perguntarem sobre o mercado?
É natural que, em uma entrevista de emprego para o mercado financeiro, os recrutadores façam perguntas sobre este mercado.
Com isso, é importante estar sempre atento às novidades da área.
Vale consultar os livros, assistir vídeos no YouTube, ler revistas, entrevistas, entre outros materiais que agreguem valor.
Além disso, entenda que não basta dominar somente a parte técnica, é importante falar sobre as práticas do mercado também.
4 – Preciso estudar indicadores e termos mais técnicos?
De certa forma, essa dica se liga à anterior.
A resposta é: sim.
O conhecimento técnico permite ao profissional dominar aquela área de uma forma diferenciada. É isso que o diferencia do amador.
A depender da vaga que está sendo concorrida, alguns conhecimentos técnicos poderão ser exigidos.
Por isso, estude sobre tipos de investimentos, Bolsa de Valores, atribuições da Comissão de Valores Mobiliários, indicadores financeiros e a importância de cada um deles.
Dessa forma, ao estudar, você estará preparado para qualquer tipo de pergunta que o entrevistador fizer, ou seja, se ele perguntar o significado de um termo específico, terá a resposta na ponta da língua.
Mas, se perguntar algo relacionado à realidade prática da empresa, você também conseguirá utilizar toda essa base teórica para responder.
5 – Ter experiência na área garante a contratação?
Essa dica vai para você que está ingressando no mercado financeiro agora, em busca das primeiras oportunidades para trabalhar.
É comum que algumas empresas coloquem como requisito para contratação que o profissional tenha experiência na área.
Mas por que elas fazem isso?
Essa exigência parte do imaginário de que, se a pessoa que já atuou na área, conhece melhor suas dores, sabe como reagir dependendo da situação, possuindo maior conhecimento.
Mas, na prática, nem sempre isso é verdade.
Sabemos que existem muitos profissionais que, embora tenham trabalhado em outras empresas, podem não trazer uma bagagem boa ou significativa.
Então, se você é iniciante, precisa demonstrar que, apesar de não ter atuado na área ainda, possui muito potencial e vontade de aprender.
A verdade é que, quanto mais novo na área, mais empolgado e esforçado o profissional demonstra ser. E os recrutadores sabem disso e precisam sentir essa energia vindo de você.
Agora que você já sabe como se preparar para uma entrevista para o mercado financeiro, que tal colocar a mão na massa e conferir as vagas abertas em nosso site? Basta clicar abaixo
Para ver outros conteúdos de carreira no mercado financeiro, confira o nosso blog!
Nenhum comentário - Seja o primeiro!