MBA Internacional ou CFA. Qual melhor atalho para posições na Faria Lima?
Trabalhar na Faria Lima, junto ao mercado financeiro é o desejo de muitos profissionais. Então qual é o melhor atalho para chegar a Faria Lima? Devo fazer um MBA Internacional ou CFA?
Por se tratar de um ambiente extremamente concorrido, o profissional que deseja trabalhar na Faria Lima, terá que se dedicar e buscar a melhor preparação.
Desde certificados até MBAs, tudo está valendo para conseguir uma vaga de trabalho em um dos lugares que mais bem paga no Brasil.
Se você busca ascensão profissional no mercado financeiro, você precisa descobrir qual é a melhor forma de conseguir uma posição na Faria Lima.
O que é MBA Internacional?
MBA é um curso de pós-graduação, onde o aluno vai conquistar um diploma de “Master in Business Administration”, ou seja, o aluno se tornará um mestre em administração de negócios.
Inclusive, há vários MBAs que oferecem especializações junto, como MBA em investimentos, MBA em gestão de fundos dentre outros.
Mas de qualquer forma, a estrutura do MBA é preparar o profissional para administrar e conduzir um negócio, algo muito importante dentro do mercado financeiro e principalmente para aqueles que buscam um lugar em um dos ambientes mais concorridos do Brasil, a Faria Lima.
Por si só, o MBA já é um curso de pós-graduação relevante e de destaque em qualquer currículo, porém, os cursos internacionais, em especial, aqueles voltados ao mercado financeiro são ainda mais relevantes e podem ser o fator preponderante na hora de conseguir ou não a vaga em um escritório na Faria Lima.
Os principais países que oferecem MBAs são: Estados Unidos, Inglaterra e China. Sendo que nos Estados Unidos está o principal e os mais desejados MBAs.
Dentre as universidades que oferecem os melhores MBAs, estão:
- University of Chicago (Booth)
- Harvard University
- MIT (Sloan)
- University of Pennsylvania (Wharton)
- Stanford University
O que é CFA?
Diferente do MBA, o CFA é uma certificação, sendo considerada uma das mais difíceis do mundo em obter.
CFA na tradução livre é: Analista Financeiro Certificado, ou seja, estamos tratando de uma certificação reconhecida internacionalmente, onde o profissional está certificado para realizar trabalhos como analista financeiro.
O CFA é administrado pelo CFA Institute, sendo que o exame é aplicado em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Para conseguir a certificação, o candidato deverá fazer três exames, sendo que eles são divididos em 10 módulos, cada.
Vale destacar que não há como fazer os três níveis ao mesmo tempo, portanto, ao passar pelo primeiro nível, o candidato deverá fazer o segundo e posteriormente o terceiro.
Dentre os assuntos explorados no exame do CFA, existem os seguintes:
- Ethical and professional Standards;
- Quantitative Methods Economics;
- Financial Reporting and analysis;
- Corporate Finance;
- Equity Investiments;
- Fixed Income;
- Derivatives;
- Alternative Investments;
- Portfolio Management and Wealth Planning.
Para fazer o exame do CFA, o candidato deverá ter o ensino superior completo, ou estar cursando o último ano, ou comprovar quatro anos de experiência no mercado financeiro. Além disso, o candidato deverá ter um passaporte válido, dominar o inglês, uma vez que o exame é totalmente em inglês e aceitar os termos para adentrar ao instituto.
Observando as exigências para fazer o exame, os três níveis da prova e os módulos, conseguir um CFA não é uma tarefa fácil, sendo que poucos candidatos que buscam a certificação a conseguem.
Se você busca um diferencial para entrar em um escritório na Faria Lima, conquistar o CFA pode ser a solução.
Vantagens do MBA
Contar com uma experiência fora do país e em outra língua é algo que agrega muito no currículo. Mesmo o candidato que não vá trabalhar na Faria Lima, pode utilizar essa experiência para conseguir vagas em qualquer outro trabalho.
Ou seja, a formação em um MBA nos Estados Unidos pode trazer experiência, conteúdo e conhecimento para o profissional.
Existem poucas pessoas que têm condições de financiar e conseguir concluir um curso fora do país, todo esse trabalho com certeza é reconhecido pelos escritórios que têm sede na Faria Lima.
Desvantagens
Para conseguir fazer o MBA em uma das universidades mencionadas, o aluno terá que morar fora do país por um bom tempo, ao menos 2 anos (tempo médio de duração dos MBAs).
Ou seja, o aluno precisa ter dinheiro para investir no curso além de condições de se sustentar no exterior.
Mesmo com a possibilidade de arrumar um emprego e se dedicar ao máximo ao MBA, o profissional precisa ter o mínimo de recursos e contar com um bom inglês. Sem falar que estarão, ao menos, dois anos fora do país.
Vantagens do CFA
O investimento para fazer o CFA é muito menor em comparação ao MBA no exterior. Outro ponto relevante é o exame da certificação em si.
O exame acontece periodicamente no Brasil, sendo que o candidato não precisa sair do país para fazê-lo.
Outra vantagem está no período de estudos. Um bom curso para se preparar para o exame do CFA não deve levar mais do que um ano de duração. Inclusive, deve haver alguns mais rápidos que vão durar meses.
Portanto, o tempo de estudo, os custos e o comprometimento é menor em comparação ao MBA e isso pode ser uma enorme vantagem para aqueles que buscam uma vaga na Faria Lima.
Desvantagens
Por mais que seja mais interessante do ponto de vista de custos, necessidade de sair do país e de comprometimento, o CFA não vai replicar a experiência que o aluno terá morando fora do país e fazendo um MBA no exterior.
O MBA possui um peso maior, porém, o CFA é uma opção muito mais viável e que vai mostrar ao contratante que o profissional tem total domínio sobre o mercado financeiro, além do inglês.
Portanto, se o problema não for dinheiro e tempo, o MBA internacional é um grande diferencial, mas o CFA é uma opção viável e que mostra as capacidades do candidato tanto no quesito de conhecimento quanto no inglês.
Nenhum comentário - Seja o primeiro!