Entrevista com Thiago Veras, diretor de RH na Empiricus Investimentos
Veja agora a entrevista completa com Thiago Veras, Diretor de Rh da Empiricus Investimentos e Colunista de Carreira no Seu Dinheiro.
Quem é Thiago e como você vê o panorama do mercado de trabalho no mercado financeiro hoje?
Thiago Veras é diretor de recursos humanos na Empiricus, com experiências prévias na Natura, Mercedes-Benz e Netshoes. Tem formação em relações públicas pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações em Sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, coaching e liderança generativa pela Newfield Network, no Chile, e mediação organizacional pelo Instituto Ecosocial.
Vejo o mercado de trabalho de forma muito promissora, principalmente para 2023. Como é um mercado hoje com muitos players, além da possível criação natural de outras posições, há também o turnover das instituições, que acabam criando novas oportunidades.
Além disso, nesta rápida e acelerada expansão digital dos negócios, abrem-se várias posições novas, inclusive muitas com poucos profissionais formados e disponíveis. Por exemplo, vagas na intersecção entre áreas core e tecnologia e, nesse sentido, desenham-se grandes oportunidades para quem tem interesse em entrar no mercado financeiro.
Conta pra gente como você caracteriza a cultura da Empiricus e o perfil das pessoas que trabalham aí.
Há três aspectos que são inegociáveis para trabalhar na Empiricus:
- Simplicidade. Tudo o que fazemos aqui é de forma extremamente descomplicada: o jeito de falar e se tratar, a maneira como estruturamos e apresentamos ideias e lidamos com problemas, entre vários outros exemplos. Portanto, se a pessoa carrega consigo muitos vícios corporativos, ou ela passa por um detox quando entra ou ela mesma se dá conta e sai. É um traço muito forte na nossa cultura;
- Autonomia com responsabilidade. Se a pessoa gosta de muito espaço para propor e executar boas ideias, tocar atividades e projetos com independência, de ser cobrado pelo resultado – ao invés do tempo sentado na cadeira do escritório -, o seu lugar é na Empiricus. Da mesma forma que é dada autonomia, você também será cobrado pelo resultado, por isso, acrescentamos “com responsabilidade” à autonomia. Em outros lugares, talvez o jargão que também seja utilizado para descrever essa característica é o intraempreendedorismo. Temos um espaço bem fértil para pessoas com esse desejo de ser dono de algo.
- Transparência Radical. Esqueça aquela politicagem clássica corporativa. Agenda oculta nas reuniões e nos corredores da firma. Preferimos tratar adultos como adultos e, por isso, defendemos uma comunicação transparente e honesta com quem está no time. Por mais que, em um primeiro momento, possa ser mais doloroso ouvir algo sincero, no longo prazo todos agradecem – empresa e colaborador. Afinal, a transparência é premissa básica para que as pessoas possam confiar na relação com o chefe e a empresa, além de ser força motriz para o crescimento e desenvolvimento das pessoas.
Compartilha com a gente uma história/case/experiência de um profissional que vocês contrataram na Empiricus que foi totalmente fora da caixa e que você gostaria de ver mais nos processo seletivos
Bem, uma das portas de entrada que mais atrai excelentes profissionais para a Empiricus é o email. Sim, email. “Mas não é coisa ultrapassada o envio de email?” Vai soar clichê, mas é verdade: somos uma empresa de pessoas para pessoas.
Oferecemos uma plataforma de investimentos completa (wealth, fundos próprios, assessoria e operações em renda fixa, variável e ativos alternativos), cujo principal diferencial está na força do nosso time de analistas (research) que está constantemente na busca pelas melhores recomendações de investimento para os nossos assinantes.
Isso se reflete em uma conexão muito forte entre o time de analistas e os clientes. Estes últimos, com frequência, impactados por essa relação e admiração, acabam nos procurando via email para procurar uma oportunidade de trabalho. Ou seja, do papel de clientes, as pessoas começam a aspirar uma posição para trabalhar conosco.
São inúmeros casos de ex-assinantes da Empiricus que se tornaram nossos colaboradores. E muitos começaram com um bom email, muita vontade e intenção de fazer parte do time.
Quando você olha para o profissional do mercado financeiro do futuro, quais são as habilidades que esse profissional tem e o que será essencial para se destacar?
Eu diria que as famigeradas soft skills continuam sendo o grande diferencial para qualquer profissional que queira se destacar dentro de sua área de atuação. Mais do que aspectos técnicos, que embora sejam essenciais para todas as funções, o pulo do gato está em quem se destaca em habilidades como: comunicação (oral e escrita), relacionamento interpessoal, colaboração e trabalho em equipe, protagonismo e adaptabilidade, por exemplo.
Afinal, na rotina diária do trabalho, na troca com as interfaces, o que se vê são os comportamentos. Por isso, a importância de focar no desenvolvimento dessas habilidades. Mas como eu faço isso? Investindo fortemente em seu autoconhecimento, seja por meio do esporte, da meditação e mindfulness, terapia, entre outros. Foque em processos que estimulam o conhecimento sobre você mesmo, com profundidade. Invista tempo em você, no desenvolvimento de sua saúde emocional e psicológica. Com uma oferta cada vez mais intensa de informações, sendo estimulados o tempo todo a estar fora de nós mesmos, olhar para dentro será uma forma de conseguir manter o equilíbrio dentro do trabalho e, assim, crescer e se desenvolver na carreira.
Para ver mais entrevistas, cliquei aqui!
Nenhum comentário - Seja o primeiro!