Quais são as universidades mais bem ranqueadas e desejadas pelo mercado financeiro?
Para atuar no mercado financeiro, ter uma faculdade nem sempre é necessário, mas, o ensino superior pode ser um diferencial. Conheça quais são as universidades mais desejadas pelo mercado financeiro.
Normalmente os principais cursos de ensino superior que as empresas ligadas ao mercado financeiro procuram em seus candidatos e futuros colaboradores são ligados a: Economia, Ciências Contábeis, Administração e similares.
Dificilmemte ha um curso específico para o mercado financeiro, ou de investimentos, portanto, contar com um MBA ou especialização no segmento de investimentos ou mercado financeiro é relevante, principalmente quando a universidade agrada às principais empresas do mercado financeiro.
Se você busca conhecer quais são as universidades mais bem ranqueadas pelo mercado financeiro, acompanhe.
Lista com as melhores universidades do mundo
Em 2018 foi divulgada uma lista com as melhores universidades para fazer especialização ou MBA com o foco no mercado financeiro.
A lista engloba todas as universidades do mundo, conheça as três principais universidades:
1 – London Business School
A universidade fica localizada na Inglaterra, sendo que a mesma possui campus em Dubai também.
Os alunos que procuram a London Business School para fazer sua especialização em finanças, podem optar pelo mestrado em tempo integral ou na metade do tempo.
Desse modo, caso o candidato procure fazer o curso em tempo integral o mestrado tem duração de 10 a 16 meses, já em metade do tempo, o curso pode se estender em até 22 meses.
Vale destacar que um dos maiores diferenciais da London Business School está no prestígio que a universidade possui junto ao mercado.
Uma vez que praticamente 97% dos alunos que saem formados pela universidade conseguem emprego no segmento financeiro em até três meses.
É uma taxa relativamente alta e mostra o prestígio da universidade, portanto, além de contar com um ensino de ponta e grande experiência, os profissionais com mestrado na London Business School ainda contam com uma vaga de emprego “quase garantida”.
2 – MIT Sloan School of Management
O MIT é uma das referências de universidades nos Estados Unidos. O MIT fica localizado em Cambridge, Massachusetts.
Um dos diferenciais do curso está relacionado a interação que os alunos têm junto a empresas parceiras do instituto.
Uma vez que tal parceria ajuda na transferência de conhecimento do curso para o ambiente de trabalho e o ambiente corporativo.
O MIT também oferece a oportunidade dos alunos fazerem viagens à Ásia em busca de oportunidades no mercado financeiro da região.
3 – A HEC (Hautes Études Commerciales)
Comparado aos outros dois cursos, a HEC conta com maior flexibilidade, assim, os alunos que pretendem fazer a especialização em finanças na universidade francesa não precisam atuar na área.
Profissionais formados em engenharia, matemática e outros cursos podem fazer a especialização sem problemas.
Dentro da HEC o aluno pode escolher entre duas especializações, elas são:
- Corporate Finance;
- Capital Markets;
O curso possui aproximadamente 10 meses de duração, sendo que no primeiro semestre o aluno terá aulas relacionadas a finanças, uma vez que alguns alunos podem não ter tido uma base em finanças. Depois, no segundo semestre as aulas são voltadas ao mercado financeiro.
Um dos diferenciais do curso está na metodologia de ensino, que privilegia a interação entre os alunos.
Universidades brasileiras
Se fora do Brasil existem ótimas universidades de referência quando o assunto é mercado financeiro, no Brasil também há boas universidades.
As universidades federais, como a USP (Universidade de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), além da Fundação Getúlio Vargas, são referências quando o assunto é finanças no Brasil.
Todas essas universidades oferecem cursos de especialização em finanças, por exemplo: a USP, que é considerada a melhor universidade da América Latina está oferecendo um MBA em finanças e controladoria online.
1 – USP
Ou seja, o aluno tem a oportunidade de fazer as aulas de casa e sendo aprovado, receberá um certificado da própria USP.
2 – UFRJ
A UFRJ também possui os seus cursos de especialização em finanças, como é o caso do COPPEAD Finanças.
Por meio desta especialização, o aluno poderá atuar nos mais diferentes segmentos dentro do mercado financeiro e empresarial.
O curso já existe há 20 anos, preparando líderes de instituições financeiras, bancos e demais segmentos.
As aulas acontecem as sextas-feiras e o curso tem duração de 10 meses, aproximadamente.
3 – FGV
A FGV possui um MBA voltado à gestão financeira, assim, o público alvo são os profissionais que atuam em empresas e no mercado financeiro.
O MBA possui 14 meses de duração e pode ser feito online, portanto, comparado aos outros dois cursos, o da FGV, a princípio, é o mais longo.
O custo do curso fica por volta dos R$ 16 mil, sendo que o candidato, ao final do curso, receberá o certificado da própria FGV.
Um diferencial do curso da FGV está em suas parcerias internacionais. Dentro do MBA há possibilidade de participar de módulos junto de parceiros do exterior, assim, o aluno terá uma experiência internacional e poderá incluir ela no certificado.
Qual é a melhor universidade?
Considerando as seis opções mostradas, as universidades no exterior continuam sendo as mais interessantes e relevantes para o mercado.
Mesmo com a experiência no exterior, que alguns dos MBA do Brasil oferecem, a possibilidade de se especializar em uma universidade de referência no mundo ainda agrega mais.
Contar com uma pós-graduação no exterior é um ponto que interessa muito as principais empresas do segmento financeiro no Brasil.
Portanto, se você tem a possibilidade e a oportunidade de se especializar em uma das universidades do exterior, como MIT, LBS ou a HEC, não perca tempo e busque sua pós-graduação.
Nenhum comentário - Seja o primeiro!