Entrevista em Private Equity não erre nessas perguntas.
Entrevista em Private Equity não erre nessas perguntas.

Para entrar em uma empresa de Private Equity o profissional precisa estar preparado para uma eventual entrevista. Conheça possíveis perguntas que podem acontecer na entrevista de emprego em uma Private Equity.

Além da confiança e tranquilidade, o candidato precisa ter conhecimento e compreender o funcionamento do mercado financeiro.

Por ser abrangente, há muito que estudar sobre o mercado financeiro, pois, os principais demonstrativos são uma das partes mais relevantes.

Acompanhe e conheça mais sobre eventuais perguntas que podem acontecer na entrevista de emprego em uma Private Equity.

Como encontrar o valor patrimonial de uma empresa?

Para trabalhar em uma Private Equity, o profissional terá que conhecer muito bem os principais relatórios financeiros de uma empresa.

Dentre esses relatórios há o Balanço Patrimonial. O Balanço Patrimonial é importante, uma vez que nele estão contidas diversas informações relevantes, como o valor patrimonial.

O valor patrimonial de uma empresa pode ser identificado por meio do Patrimônio Líquido. No grupo do PL existem contas como:

  • Reserva de lucros;
  • Prejuízos Acumulados;
  • Capital Social Subscrito;
  • Outras reservas.
  • Outras contas.

Dentro do PL de uma empresa haverá valores referentes à integralização de capital da companhia além das reservas ou prejuízos acumulados.

Portanto, o valor do PL é importante na hora de identificar se uma companhia tem reservas de lucros, valor integralizado, ou investido nela própria e prejuízos.

O que é a margem líquida?

Outra pergunta que pode acontecer em uma eventual entrevista é sobre os indicadores contábeis.

Um deles é a margem líquida, uma vez que por meio da margem líquida, o analista saberá quanto dinheiro da receita bruta sobra até o final do resultado da empresa.

Por exemplo: se a margem líquida de uma empresa é de 20%, isso significa que para cada R$ 1,00 de receita bruta, R$ 0,20 sobram como resultado final da empresa.

Esse lucro pode ser utilizado de várias formas pela empresa, uma vez que quanto maior for à margem líquida, maior é o lucro da empresa, fato que mostra certa vantagem competitiva da empresa na área de atividade.

Vale destacar que para descobrir a vantagem competitiva da companhia é necessário comparar as margens líquidas com outras companhias do mesmo segmento.

Mas onde estão a receita bruta e o lucro líquido da empresa? Na DRE, ou Demonstrativo do Resultado do Exercício.

O demonstrativo contábil é peça central para descobrir qual foi o resultado da empresa em determinado período.

Sendo que o DRE começa com a receita bruta e termina com o lucro líquido. No meio do relatório há diversos valores, como impostos recolhidos, devoluções, despesas, custos e outras receitas.

Todos esses itens fazem parte do resultado da companhia e, portanto, são esses valores que integram o DRE.

Como identificar eventos extraordinários dentro de uma empresa?

Não é muito comum, mas algumas empresas podem registrar alguns eventos extraordinários que são divulgados em seus demonstrativos contábeis, como as notas explicativas.

Por exemplo: a Vale do Rio Doce sofreu com os rompimentos de barragem e tais tragédias foram registradas em seus demonstrativos.

Como no Balanço Patrimonial e no DRE os valores não possuem maiores explicações, sendo assim, é na Nota Explicativa que o analista vai conhecer mais sobre cada um dos pontos relevantes sobre as movimentações contábeis.

No caso das tragédias referentes aos rompimentos de barragens, a Vale acabou fazendo provisões, sendo que tais valores foram devidamente mencionados nas Notas Explicativas.

Portanto, conhecer como é uma Nota Explicativa, é muito importante para aqueles que buscam trabalhar como analistas, principalmente em uma Private Equity.

Como encontrar a Liquidez corrente da uma empresa?

Além de perguntas pessoais e profissionais sobre o candidato, uma Private Equity pode aprofundar a entrevista para saber se o profissional tem domínio sobre os relatórios contábeis e sabe como analisar uma empresa.

Um importante indicador é a liquidez corrente, uma vez que por meio da liquidez corrente, o analista consegue determinar se uma empresa possui caixa suficiente para cobrir suas obrigações de curto prazo.

O caixa da empresa também é uma importante métrica na hora de descobrir se a empresa terá condições de distribuir lucros, ou fazer novos investimentos.

Na hora de analisar empresas para investir, a liquidez corrente acaba sendo um importante indicador.

Mas como descobrir qual é a liquidez corrente de uma empresa? Simples, basta o analista dividir o ativo circulante pelo passivo circulante.

Esses dois valores representam dois grupos do Balanço Patrimonial, o ativo e o passivo. O ativo contém as contas que representam os bens e direitos de uma empresa.

Então, é no ativo que o analista vai encontrar:

  • Caixa;
  • Saldos das contas bancárias;
  • Clientes a receber;
  • Estoque;
  • Imobilizado da companhia;
  • Investimentos;
  • Entre outras contas.

Já o passivo representa as obrigações da empresa, desse modo, será neste grupo que as seguintes contas estarão:

  • Contas a pagar;
  • Fornecedores;
  • Empréstimos e Financiamentos;
  • Salários a pagar;
  • Impostos
  • E outras contas.

Vale destacar que dentro do Ativo Circulante há as contas com liquidez de até 12 meses e desse modo, no passivo circulante, existem contas com vencimento de até 12 meses.

Portanto, se entende que uma empresa cujo ativo circulante é superior ao passivo circulante, tenha, ou terá recursos suficientes para quitar todas as suas obrigações.

Logo, a liquidez corrente é uma métrica importante para determinar se a empresa goza de uma tranquilidade financeira ou não.

Se prepare bem para a entrevista

Qual seja a entrevista de emprego, se prepare, pois, para conquistar uma vaga no setor de Private Equity, o profissional precisa estar pronto para perguntas técnicas.

Se aprofunde nos estudos, uma vez que o conhecimento vai lhe proporcionar mais segurança e tranquilidade na hora da entrevista.

Conhecer os demonstrativos financeiros e dominar as ferramentas de analise pode fazer a diferença na hora da entrevista. 

Nenhum comentário - Seja o primeiro!

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios devem ser preenchidos.