Como ser chamado para uma entrevista de emprego do mercado financeiro?
Como ser chamado para uma entrevista de emprego do mercado financeiro?

Você sabe como ser chamado para uma entrevista de emprego no mercado financeiro?

Muitos brasileiros possuem o sonho de conseguir crescer neste mercado.

Seja como investidor, trader, analista, consultor de investimentos, bancário, entre outros. São muitas as opções de carreira.

Contudo, o processo seletivo para conseguir uma oportunidade de emprego é um momento de tensão e que causa bastante ansiedade.

Geralmente, um de seus momentos mais críticos é a temida entrevista de emprego.

Todavia, até chegar na entrevista, o candidato terá que percorrer alguns degraus.

Quando o profissional está bem orientado e capacitado para passar por cada uma das etapas do processo, terá muito mais tranquilidade.

Nesse sentido, torna-se bem mais simples ser convocado para a vaga, inclusive, uma vaga no mercado financeiro.

Venha conosco e confira algumas dicas para ser convocado para uma entrevista de emprego no mercado financeiro. Siga nossa receita à risca e consiga sua vaga. Nos acompanhe!

1 – Invista no constante aprimoramento

De acordo com o Anuário de 2021 da Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores), os agentes autônomos já somam mais de 17 mil pessoas.

Por sua vez, as certificações CPA 10 e CPA 20, que estão entre os certificados mais comuns, somam mais de 653 mil.

Essas duas certificações são uma das primeiras exigidas em serviços bancários, o que explica seu número maior de emissões.

Trouxemos esses dados para que você visualize que, embora o mercado financeiro esteja em pleno desenvolvimento e expansão, existe uma concorrência significativa.

Nesse sentido, é preciso que um profissional, para conseguir uma boa oportunidade nesse meio, se destaque.

Conseguir se destacar é fruto de desenvolver uma série de habilidades e competências profissionais, e, não necessariamente, significa somente investir em dezenas de cursos.

O conhecimento técnico é muito importante.Dessa forma, invista em bons cursos, em obter o máximo de certificações que puder, em participar de webinários, palestras e eventos relacionados ao mercado financeiro.

Tudo isso fará de você um profissional mais qualificado, com um diferencial perante os seus concorrentes. Sem falar que estas experiências agregaram muito ao seu currículo.

2 – Expanda o networking

Você já ouviu falar que o QI (“Quem Indica”), é decisivo para algumas contratações?

Embora não possamos generalizar para todos os cargos e empresas, também não podemos ignorar que uma indicação tem um peso relevante na hora das contratações.

Daí a importância de trabalhar o seu networking.

Caso não saiba, o networking trata-se da rede de contatos. Ou seja, pessoas do seu nicho que você tem contato, algum grau de relacionamento.

Podem ser outros colegas da área, de outras empresas, especialistas.

Além disso, o networking não contribui apenas para aumentar suas chances de obter uma indicação. Ele contribui para que você fique por dentro das melhores oportunidades no mercado financeiro.

É bastante comum que grandes empresas, antes de divulgarem vagas para o público externo, procurem indicações internas, entre seus próprios funcionários.

Geralmente, em situações assim, o gerente/supervisor chega até um funcionário de confiança e pergunta a ele se há alguém qualificado para indicar para aquele cargo.

3 – Utilize o LinkedIn e as demais redes sociais a seu favor

As redes sociais acabaram se tornando a porta de entrada para que as empresas conheçam os possíveis candidatos.

Em redes como o LinkedIn, por exemplo, muitas empresas utilizam para buscar novos potenciais.

É por isso que você deve construir um bom perfil no LinkedIn, com o máximo de informações relevantes sobre a sua vida profissional.

Tenha sempre em mente que, se for utilizar uma rede para uma finalidade profissional, precisa manter o decoro e passar uma boa imagem.

Assim, é preciso ter cautela com aquilo que você diz e transmite para as outras pessoas.

Seu perfil deve ser completo e pensado nos mínimos detalhes, desde a foto até a biografia escrita.

4 – Personalize o currículo

Uma das ações que não é tão bem vista e que as pessoas fazem quando estão em busca de uma oportunidade de trabalho, é criar um “currículo padrão” e enviar para dezenas de empresas diferentes.

Isso é ruim por diversas razões.

Porém, em especial, chamamos atenção para o fato de que cada empresa, principalmente no mercado financeiro, busca profissionais com perfil e habilidades distintas.

As empresas são organismos próprios, o que significa que elas possuem demandas únicas.

Quando você cria um currículo genérico, esgota com a possibilidade de mostrar para a empresa que possui aquele diferencial que ela procura.

Ademais, temos empresas que são mais tradicionais, aquelas mais modernas, aquelas que solicitam um currículo mais conciso, bem como as que deixam o candidato mais livre.

Como atender tantas expectativas com um único documento?

Personalizando-o. Mesmo que isso demande tempo e esforço, precisa criar um currículo tendo em vista aquela vaga, naquela empresa.

É o seu momento de selecionar as experiências, cursos e habilidades que serão mais úteis para a vaga e inserir no currículo.

Segundo um levantamento feito pela plataforma Catho, em torno de 30% dos recrutadores descartam um currículo em um curto período de tempo: entre 6 e 10 segundos.

Esse é o tempo que você tem para atrair os olhos do recrutador e ter a possibilidade de avançar para as demais etapas do processo seletivo. 

 5 – Selecione a vaga de acordo com o seu perfil

Não basta você dizer “quero trabalhar no mercado financeiro”.

Essa é uma frase inicial, mas que deve vir logo antes de outra: “quero trabalhar no mercado financeiro como X ou Y”.

Esse mercado é muito amplo. Tem muitas possibilidades de desenvolver-se profissionalmente.

Assim, é importante que seja coerente ao escolher as vagas de interesse. Não vá enviando o currículo e correndo atrás de toda e qualquer vaga que surgir nesse mercado.

Avalie, primeiramente, se aquela vaga se adequa ao seu perfil ou aos seus interesses.

Depois, caso ela seja coerente para você, personalize o seu currículo e envie-o.

A grande questão é que as pessoas pensam que, ao enviarem o currículo apenas para vagas que as interessam, diminuirá as chances de que uma empresa se interesse.

E isso é verdade. Quantitativamente falando, as chances diminuem.

Porém, falando em termos qualitativos, especializar-se e focar em uma única área fará de você um especialista naquele assunto.

Será um profissional qualificado. E profissionais qualificados estão em falta no mercado financeiro.

6 – Se atente para o anúncio da vaga

Parece algo muito básico, mas ocorre de muitas pessoas verem o anúncio, ficarem super empolgadas e sequer terminar de lê-los.

Esse é um risco bastante elevado. 

Toda informação que a empresa acrescenta é relevante, seja para desempenhar aquela função, seja para fazer a seleção dos candidatos.

Quando você lê o anúncio, acabará economizando o seu tempo e o da empresa.

Assim, se a empresa estiver em busca de algo específico, ou tiver alguma peculiaridade de horário de trabalho, por exemplo, você poderá filtrar imediatamente se está adequado ou não à vaga.

Ademais, quando a empresa tem alguma exigência específica e você pode atendê-la, essa é sua oportunidade para deixar isso bem claro no currículo.

Pronto, assim que o recrutador for avaliar o seu currículo verá que você tem aquilo que é buscado pela empresa, deixando-o à frente de outros candidatos.

7 – Estude e se atualize constantemente sobre o mercado financeiro

Por fim, para ser chamado para uma entrevista de emprego no mercado financeiro, é importante estar bem informado e por dentro das novidades. Isso torna qualquer profissional qualificado e distinto dos demais.

O mercado financeiro recebe investimentos e melhorias constantemente.

As instituições financeiras correm diariamente em busca de soluções tecnológicas que tornem suas empresas melhores perante seus grandes concorrentes.

E você, se quer trabalhar no mercado financeiro, precisa ter esse mesmo espírito. Estando atualizado, além de poder levar isso para o seu currículo, também poderá informar durante a entrevista de emprego.

A maioria dos profissionais, ao adquirir conhecimento em sua área, acabam ficando estagnados e param de buscar por melhorias.

Por isso, tenha certeza que, buscar ser um profissional bem informado e atualizado, não passará despercebido.

Comece a se preparar! Confira abaixo como mandar bem em uma entrevista de emprego no mercado financeiro! 

Confira oportunidades em nosso portal!

Nenhum comentário - Seja o primeiro!

Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios devem ser preenchidos.